Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Florais: os animais também podem usar


Olá meus amigos queridos, hoje vou falar um pouquinho como podemos ajudar nossos bichinhos de estimação com os Florais, nossos companheiros inseparáveis.

As essencias florais são usadas com muito sucesso nos animais. Nesses casos, o processo de seleção deve ser modificado. A pessoa que seleciona os florais deve conhecer suficientemente o animal e seus hábitos, sendo capaz de identificar seus humores e atitudes emocionais. É importante distinguir o que é instintivo e natural do que é excessivo e fora de equilíbrio.

Animais de estimação têm sentimentos e são sensíveis. Quem tem um pet – seja ele um cão, gato, pássaro, coelho ou outro qualquer – sabe que algumas situações podem afetar o humor e também causar atitudes provenientes de sentimentos negativos vivenciados pelo bichinho.

Mas como saber o que o animal está sentindo? “É preciso analisar a situação do dono e da família que cuida do bichinho para tratá-lo. Como uma esponja, o animal absorverá todo o clima da casa ou os sentimentos do dono, como tristeza e depressão. Diante do problema, ele pode ou não desenvolver comportamentos inesperados, tanto para proteger o dono e a si mesmo quanto para chamar a atenção para si. Portanto, quando se receita essências para um animal, é muito útil selecionar essências também para seu dono, se ela estiver disposta a examinar o modo como suas próprias atitudes e sentimentos podem estar causando efeito sobre o animal.

Em caso de separação do dono ou muito apego

O dono casou-se, viajou ou mudou-se para outra localidade e precisou deixar seu animal com a família ou mesmo com um amigo. No caso de a mudança ser temporária, ou seja, o dono voltará e continuará com o animal, é ideal ministrar o floral Chicory, que trabalhará o desapego do animal ao dono (o proprietário, inclusive, pode tomar o mesmo floral nessa situação). O floral Bleeding Heart evita o apego emocional indevido ao tratador, no caso de cães e gatos lamuriosos esperando a volta do seu dono.

Quando o animal assume ou espelha as emoções do dono o floral indicado é o Pink Yarrow.

Caso o dono não possa mais cuidar do animal, passando a visitá-lo com pouca frequência

Os florais indicados são o Mustard e o Walnut. O uso dos dois florais associados permitirá que o sentimento de tristeza profunda dê lugar à alegria (Mustard), e também que o animal adapte-se à nova situação (Walnut).

Em caso de falecimento do dono

Quando o animal perde seu dono e, então, é doado a outra pessoa, ele pode morrer de tristeza caso não seja dada a devida atenção a sua condição. Para esse caso, o floral indicado é o Star of Bethlehem, que faz com que o animal receba o consolo que esse floral proporciona.

Falecimento de outro animal

O companheiro de brincadeiras faleceu e seu bichinho ficou só. Para combater a tristeza, dê a ele o floral Sweet Chestnut, que o ajudará a entender a situação.

Abandono

Animais abandonados pelas ruas, quando conseguem um novo dono, podem tomar o floral Willow, que trará energia positiva para afastar o passado negativo e pessimista. Se ele tiver de se adaptar ao convívio com outros animais, é importante que seja ministrado o floral Walnut, que proporcionará ajuda no processo de transição de animal sem teto.

Agressividade

Um animal que nunca foi agressivo e passa a atacar pessoas e outros animais pode estar com ciúmes do dono. Para ele, o floral indicado é o Holly, que trabalha o sentimento do amor contrariado e dos ciúmes. O floral Aspen é indicado quando o animal está com medo ou terror por causa desconhecida, indicado especialmente nos animais selvagens ou nervosos. O floral Cherry Plum serve no caso de animais em estado de stress e tensão intensos, como no caso de uma captura.

Agitação

Animais extremamente agitados, irriquietos, que destroem a casa toda, andam de um lado para o outro podem ser tratados com o floral Impatiens, que ajuda a desenvolver a quietude.

Aprendizagem

Para instilar padrões eficazes de aprendizagem durante o adestramento, estimulando a memória emocional do animal e sua capacidade de fixar o treinamento e não repetir erros o floral Chestnut Bud é o mais indicado.

Novo membro no grupo

Para que os animais aceitem um novo elemento no grupo – seja ele da mesma espécie ou não -, é importante ministrar o floral Holly, que desenvolverá a aceitação. O floral Cosmos encoraja a comunicação entre espécies; remédio útil em locais onde diferentes animais estão reunidos.

Mudança de situação ou ambiente

Seu animal vivia dentro de casa, mas a chegada de um bebê fez com que ele fosse colocado em outro ambiente, como uma casinha no quintal. Para que ele não sinta rejeição, dê a ele o floral será necessário tratar o ciúme de posse com floral Chicory. Para que ele aceite bem a adaptação ao novo local, Walnut.

Doença ou velhice

Para os animais que já estão velhinhos ou com alguma doença, o floral Borage vai elevar seu animo. Já os que sofreram com choques, traumas, doenças, ferimentos ou cirurgias o floral Arnica é o mais indicado. O floral Chamomile é indicado para distúrbios estomacais, tais como gases ou vômitos. O floral Love-Lies-Bleeding é indicado para o animal em profundo sofrimento que talvez não sobreviva.



Como ministrar os Florais em seus animais

Você pode pingar quatro gotas do Floral de Bach diretamente na língua do animal, quatro vezes ao dia, ou misturar na água a mesma quantidade. É importante trocar diariamente a água acrescida do floral.

É importante também frisar que os Florais foram criados para tratar sentimentos que levam a determinados comportamentos – e não doenças em si. Por isso, os Florais Bach não substituem medicamentos, apenas complementam o tratamento de maneira natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário