Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Disturbios Circulatórios que podem melhorar com a Reflexologia




Nosso coração, essa bomba dinâmica, é um aparelho extremamente sofisticado que consegue trabalhar continua, eficiente e silenciosamente, cumprindo a função de bombear o sangue, que leva o oxigênio e nutrientes para todo nosso corpo.

O ritmo das batidas do coração é controlado pelo nervo vago. A taxa de repouso é, em média, setenta batidas por minuto, mas sobe, consideravelmente durante um exercício ou uma situação de stress.

O coração é tão eficiente que costumamos julgá-lo infalível; mas quando ele falha, as repercussões no nosso corpo são graves:

Doença Cardíaca coronariana – causada pelo estreitamento das artérias coronarianas que levam oxigênio para o coração. A gordura se deposita nas paredes artérias (arteriosclerose) e limita o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, privando o miocardio de oxigenio.

Arritmia – embora as batidas por minuto varie, as vezes, pode se desenvolver irregularidades como aceleração (taquicardia) ou redução (bradicardia) de ritmos inesperados. A arritmia costuma causar batidas ectópicas (extras) ou fibrilação (contrações fracas).

Hipertensão arterial – A pressão arterial é a força com o qual o coração, ejeta, bombeia o sangue através dos vasos para todo o corpo. Esta força é influenciada pela resistência dos vasos, pelo volume e densidade do sangue. Isso ocorre apartir da saída do sangue do coração para todo o corpo. A pressão arterial pode ser alterada no dia-a-dia pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, dos batimentos cardíacos por minuto e da elasticidade dos vasos. Os níveis hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea sofrem a influência pessoal e ambiental. É comum e normal ocorrer elevações da pressão com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, estresse, fumo, álcool, drogas, alimentos e café.

Derrame cerebral – bloqueio ou ruptura de um vaso sanguineo no cérebro, usualmente associados a pressão alta. Pode suceder que a pressão constante leve a um coagulo ou protuberância na parede arterial, que se rompe e provoca um “sangramento no cerebro”, afetando o suprimento nervoso para o corpo.

Aneurisma – inchaço anormal de uma parede arterial enfraquecida, formado em conseqüência de ferimento ou doença. Quando se rompe, ocorre uma hemorragia que com freqüência leva a morte. Os fatores de risco são diabetes, obesidade, pressão alta e fumo.


COMO A REFLEXOLOGIA PODE AJUDAR

A Reflexologia pode ser muito útil nos cuidados pós operatórios de pacientes que sofreram ataques cardíacos, e também alivia sintomas como angina e batimentos cardíacos irregulares.

A Reflexologia demonstrou ser bem sucedida no auxilio a pessoas que sofreram derrame cerebral, desde que aplicada o mais rápido possível depois do episódio. As sessões devem ser diárias, para se obter o maximo de benefício.

Há também, através da sua massagem-reflexa, uma resposta muito boa no tratamento da Hipertensão Arterial. O objetivo da massagem-reflexa é promover o retorno da homeostase, um estado de equilíbrio. O passo mais importante é promover a diminuição da tensão muscular e induzir o corpo ao relaxamento.

O estado de maior relaxamento, facilitado pela reflexologia, permite que os sistemas corporais, incluindo os sistemas de excreção, funcionem eficientemente, eliminando toxinas e impurezas de forma apropriada. Ao reduzir a tensão a reflexologia permite que os vasos do sistema cardiovascular conduzam o sangue de forma fácil e natural.

O tratamento de condições cardíacas com a reflexologia é seguro e eficiente.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Neuropeptideos

Significado de Namastê



Namastê para todos

Beneficios do Omega 3

O que é Felicidade

Temperamentos - Descubra qual é o seu


Os Temperamentos segundo Hipócrates
 
 


O sábio médico grego classificava os doentes em quatro tipos, cada um dos quais apresentava uma hipertrofia ou o desenvolvimento excessivo de um sistema ou função. Nossos estados fisiológicos estão estreitamente ligados ao nosso comportamento.

No ser humano existem quatro aparelhos anatômicos fundamentais, que são a base para determinar os temperamentos:


  • Respiratorio - Sanguineo - a limpeza do sangue se faz nos pulmões
  • Osteomuscular - Bilioso ou Colérico - comem muito, produzem mais gordura
  • Nervoso Cerebral - Nervoso ou Melancólico - o cérebro
  • Digestivo - Linfatico ou Fleumático - Ligação linfática ligada a digestão

O temperamento é inato, é o modo de ser que temos constitucionalmente, produzidos pela herança. O indivíduo nasce com um temperamento determinado que está também ligado à sua fisiologia.



TODOS NÓS TEMOS OS QUATRO TEMPERAMENTOS,


COM GRADUAÇÕES E PREDOMINÂNCIAS DE ALGUNS.

Todos nós temos qualidades e defeitos, portanto não podemos analisar uma pessoa na sua totalidade sem conhecer profundamente a teoria dos Temperamentos. É necessário especificar que não existe nenhum temperamento em estado puro, sempre há um que domina, sendo muito difícil apresentarmos dois deles numa mesma equivalência. Cada um de nós possui a sua própria dosagem.


NERVOSO OU MELANCÓLICO

Existem dois tipos de pessoas com este Temperamento: o Sensitivo e o Intelectual.

O Nervoso Sensitivo é muito impaciente, muitas vezes instável e se descontrola com facilidade. Por outro lado o Nervoso Intelectual tem a força de vontade dominada pelo intelecto; sendo assim, tem maior equilíbrio e autocontrole.

Tipo físico do nervoso

O rosto do Nervoso revela certa finura de traços e um perfil com sinuosidades abundante. O nariz, na parte superior aparenta uma convexidade acentuada.

Seu perfil denota rapidez em seus movimentos, agudeza de espírito, sensibilidade alerta, inquietação e uma curiosidade ativa, um modo de realizar com tendência a improvisação.

O abdômen é sem resistência, dando a impressão de debilidade. Calvo da fronte para a nuca

Orelhas grandes e descoladas. Pescoço comprido e fino, possui um crânio bulboso e um queixo pontiagudo. Quase sempre seu rosto é pequeno, nariz estreito, lábios bem finos e voltados para dentro. São propensos a tiques e possuem o tórax estreito.

Características da personalidade

O indivíduo de Temperamento Nervoso caracteriza-se pelo comportamento irritável, impressionável, receptivo e subjetivo, além de versátil. É curioso e indagador, mas inconstante em suas ações. Como é muito susceptível, se ofende com facilidade, pois se acha muito importante. Vive reprimindo seus sentimentos.Tranca-se em si por medo, e normalmente prefere receber a doar. Podem ser propensos à inveja e ao ciúme.Sua manifestação da sensualidade pode ser reprimida ou recalcada. Possui uma inteligência viva, tem imaginação criativa, espírito complicado, é confuso no plano emocional e sujeito a excessos. É bravo, emotivo, inconstante, caprichoso, desconfiado e tímido.

Exagera nas manifestações afetivas, e sua força e vontade oscila entre altos e baixos, muitas vezes começa e não termina as tarefas. É inquieto, irritável, crítico. Tem dificuldade para perdoar as ofensas, podendo ser vingativo e rancoroso. Não tolera críticas e tem freqüente sentimento de inferioridade. Procura impressionar com notícias inesperadas, para chamar a atenção. Rebela-se contra o ambiente e sente-se inadaptado ao mundo. O Nervoso tem tendência à úlcera, pois é pessoa que geralmente guarda ressentimentos e mágoas.

São ótimos jogadores de xadrez.

Características profissionais

Tem aptidão para tarefas detalhistas, minuciosas ou de improvisação rápida, tem bastante intuição. Gosta de surpreender os que o rodeiam. Maneja com habilidade objetos finos e delicados. Não se adapta a tarefas que exijam automatismo, seja motriz ou mental. Se a tarefa exigir continuidade fazem-na, mas caso venha a se cansar - pois a monotonia o aborrece - necessita movimentar-se constantemente. Tem necessidade da presença dos outros para atuar. Tem o espírito complicado, vai por atalhos e não pelo caminho reto. Trabalha em ritmo desigual, é mais mental do que afetivo, tem reações vivas e rápidas. O tônus vital é fraco, pois descarrega a emotividade sob seus próprios nervos.


O Nervoso sensitivo, como chefe é muito impaciente, muitas vezes instável e se descontrola com facilidade. Quando ele fica com raiva de uma pessoa, perde a perspectiva com relação às qualidades desta pessoa.

Se for Nervoso intelectual a força de vontade é dominada pelo intelecto; sendo assim tem maior equilíbrio e autocontrole. Sua escrita é mais firme, com semi-ângulos e não tão desigual quanto a do sensitivo, pois são mais reflexivos e sabem se concentrar.

Sua função psíquica principal é sentir e intuir, raramente perceber. O Nervoso é emotivo de pensamento intuitivo, secundário e introvertido.

Apto para a área financeira, computação, enfermeiro, dentista, advogado, copeiro, historiador, escritor, pintor.


Para motivar o nervoso:

Devemos utilizar argumentos que mostrem novidades.

Dar-lhe dados que podem constituir uma surpresa.

O nervoso gosta de escolher o insólito, o novo, o inesperado, aquilo que ninguem tem.


A criança de Temperamento Nervoso: é instável, muda continuamente de humor e conseqüentemente tem dificuldade para concentrar-se. Tem necessidade de afeto, e é necessário dar-lhe muito carinho para que a sua insegurança seja amenizada e não se torne constante. A criança nervosa que enfrente a uma angústia não come, perde o apetite.

Vive um pouco fora da realidade, imersa nos seus sonhos e fantasias. É ciumenta e inclinada a rivalidades com os irmãos. Como conseqüência de sua timidez costuma mentir um pouco. Sofre por não poder se destacar como gostaria. Como é muito impressionável fica mais segura e feliz em ambientes que lhe proporcionem essa segurança.

Como é contraditória, às vezes sente-se desconsertada e quando menos se espera começa a chorar. Em geral é boa aluna, principalmente quando os educadores sabem compreender sua sensibilidade. Faltam vontade e constância. É muito curiosa o que a estimula ao conhecimento e descobrimento das coisas.


Temperamento Linfático ou Fleumático


Tipo físico:

Amplas bochechas. Coxas curtas e maciças. Frente pequena. Lábios carnudos. Nariz arredondado. Nuca grossa. Pernas longas. Tórax estreito. Tríplice queixo. Ventre inchado. O linfático caracteriza-se por um perfil curvilíneo, composto de segmentos circulares. O nariz do linfático apresenta uma concavidade na parte superior, é o chamado nariz arrebitado. Seu perfil revela uma atitude passiva, lenta, pesada, tranqüila e acomodada. Automatiza-se facilmente.

Características da personalidade

Pessoas desse temperamento são mais calmas, tranqüilas, prudentes e auto controladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, freqüentemente com bom senso. São flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores, passivos e tem boa memória.

É calmo, pouco esforçado, lento, paciente, tem gestos medidos, andar vagaroso. Seu julgamento é lento, mas com muito bom senso, quando de trata de grafia positiva. Representa uma força passiva que não deve ser desprezada. Tem uma calma, sangue frio e uma tenacidade, às vezes surpreendente frente à brutalidade dos violentos, ao entusiasmo exagerado dos sangüíneos ou a exaltação dos nervosos. Não se apavoram numa catástrofe. Difícil de ser influenciado. Faltam-lhe entusiasmo e criatividade, é lento nas suas tarefas, mas ao mesmo tempo preciso, pontual, capaz de um rendimento aceitável. É um autômato bem regulado que faz e desfaz sem se cansar, sempre com a mesma regularidade. Faz uma coisa de cada vez, é detalhista. Tem boa memória e uma inteligência lenta e penetrante. É observador, mas tem pouca imaginação. Muito fiel às normas.

Tem sensibilidade acentuada. Imune às paixões. Em grafia negativa, há o predomínio da preguiça, do relaxamento e da irresponsabilidade, por isso, embora seja ele um elemento estabilizador, precisa ser acompanhado de elementos mais ativos. Não tem energia para convencer, tem medo. Teme o perigo, os golpes, as violências, sempre que possível os evita. Não andam muito. Usa tudo que tem para não fazer nada: controle remoto, porta automática, etc. Curte as refeições, um bom cardápio com um bom papo. Tem interesse por muitas coisas.

Caracteristicas profissionais

É lento em suas tarefas, mas as faz com precisão e pontualidade. Gosta de associações. Muito observador, rotineiro; é perseverante e só usa a força necessária para realizar as suas tarefas, jamais extrapola os limites. Teme o desconhecido, mas sabe defender-se com tenacidade.

Profissões recomendadas: enfermagem, medicina, odontologia, salvamentos (bombeiro), (educação, principalmente primária), arquitetura, engenharia, laboratórios.

Bom arquivista, guarda, instrumentista, mecânico, dentista, médico, ascensorista e ideal para atividades rotineiras.

Para motivar o linfático ou fleumático

Marcar encontro sempre no restaurante!

Devemos expor com provas tangíveis as vantagens e os benefícios práticos, a comodidade, a segurança social, a economia do esforço, a tranqüilidade etc., que o emprego pode lhe oferecer; em resumo: contar todas as vantagens materiais.


A criança de Temperamento linfático ou fleumático

É tranqüila, inteligente, mas lenta em suas reações motoras e intelectuais. Como não consegue se expressar com rapidez, fecha-se numa muda censura. Tem dificuldades para superar os fracassos e por isso perde a motivação e os estímulos.

Seus silêncios são obstinados. É acomodada, gulosa e adora comer, pois comendo acalma sua ansiedade. Como é receptiva pode ser bastante influenciável. Quanto mais indolente mais será levada pelos outros. Tem boa memória. É propensa a transtornos glandulares.


Temperamento Bilioso ou Colérico


Cólera é a palavra grega para bílis, e colérica é a pessoa ativa, cheia de energia, empreendedora. Quando a grafia é negativa, o colérico é passível de acessos de raiva e irritação, aí teremos o Biliosão. Falando em colérico, logo pensamos em cólera, que significa raiva. Realmente o humor (gênio, temperamento, índole, caráter, disposição de espírito) deste temperamento é o mais esquentado, mas isto não quer dizer que a pessoa seja má ou raivosa, mas que ela tem muita energia para gastar.

Tipo físico do bilioso:

O bilioso possui um perfil com linhas verticais e robustas, rosto retangular com traços duros e bem marcados, parece rude, nariz quadrado e pontiagudo, olhos severos, geralmente castanhos, olhar expressivo e penetrante, com traços angulosos. O nariz desenha uma convexidade acentuada em sua metade inferior, onde o lóbulo forma uma prega dupla mais ou menos sobre sua base. Denota um controle e um domínio reflexivo, uma conduta regida pela vontade, um modo de atuar enérgico e tenaz. O tórax e o abdômen são bem delineados, braços e pernas largos e compridos (quando compra camisa, fica curta!). Geralmente magro, cabelos escuros e abundantes. Sistema piloso bem desenvolvido. A linha da boca é horizontal, os lábios esmagados. Pulso rápido, coração pequeno e vasos estreitos, o que lhe acelera a circulação.

Características da personalidade:

Como diria Vels: é um ser irradiante como o sangüíneo, mas no plano intelectual com ponderação e medida. Sua energia manifesta-se por resoluções inquebrantáveis (decidiu, está decidido e pronto!). Rápido nas decisões (principalmente pela sua impulsividade), perseverante, se tomar uma decisão mental, não discute mais, está resolvido. É um metódico que planeja não só sua intervenção como a forma e o momento. De sua vontade tenaz resultam dois sentimentos: a dignidade e o desprezo pelos que fracassam. É exigente com os demais porque o é consigo mesmo. É de caráter sério, sóbrio, concentrado, reflexivo e raciocinador. O tipo mais puro é lacônico, simplifica seus gestos, palavras exercendo um domínio constante sobre seus nervos e emoções. Sua vitalidade é forte. A sociabilidade é um meio para alcançar um fim.

Se praticar esportes, acaba querendo competir, nem que seja consigo mesmo: hoje eu fiz isso em tanto tempo, amanhã vou fazer mais rápido. Em tempos antigos, o colérico seria um guerreiro, um cavaleiro, mas hoje em dia tudo o que não for relativamente inócuo ou controlado pelo governo é socialmente inaceitável. A questão principal, de qualquer modo, é que o colérico precisa de atividades que envolvam o dispêndio de energia.

A imagem de Russel Crowe em Gladiador revela um exemplo do temperamento bilioso.

Sente-se facilmente estimulado quando necessita trabalhar como as mãos ou com as pernas. Tem tendência a descarregar as suas emoções em atos, palavras e manifestações grandiosas e expressivas.

Sua facilidade de contato lhe proporciona amigos em todas as partes. Sua afabilidade e agradável trato o fazem uma pessoa simpática e atrativa. Necessidade de ser aclamado e sentir-se importante em todos os lugares que transita. Tendência a ver as pessoas, os fatos e as coisas segundo lhe inspirem simpatia ou repulsão.

Devido à sua vaidade sente-se estimulada sempre que possa rivalizar com os demais em seu trabalho, nos esportes e nas questões sociais de qualquer esfera. Sua finalidade é alcançar o topo, brilhar dentro do grupo social ou profissional, mais que qualquer outro.

Busca cargos, honrarias e projeção social. Gosta de mostrar ostentação.

Sua memória é mais visual do que auditiva. Retém poucas as conversações; os discursos o comovem, mas não ficam fortemente gravados em sua memória, todavia recorda com grande facilidade imagens e impressões visuais.

Características profissionais:

Possui inteligência objetiva, prefere o concreto ao abstrato. Sabe decidir e tem boa capacidade de comando. É um lutador que não desiste da luta nem perante os fracassos. Atua sem necessidade dos demais. Sua atividade é intensa, organizada, dirigida pela razão. Distribui suas tarefas e as realiza com regularidade, mas conforme sua vontade. Disciplinado e organizado em suas tarefas, metódico, rege sua conduta por rígidos princípios morais. No trabalho apresenta ordem, perseverança, concentração e eficácia. Não perde tempo com minúcias. Tem capacidade de mando. É voltado ao futuro, perseverante, enfrenta os problemas.

Disciplinado, organizado, metódico e sistemático nas suas tarefas, rege sua conduta por sérios princípios morais de respeito aos demais e seus bens.

Possui memória mediana e uma inteligência brilhante, objetiva e positivista, que prefere o concreto ao abstrato. Senso prático. Detesta a análise dos pormenores superficiais, vai à essência, buscando a síntese e a razão das coisas. Atua sem a necessidade dos demais. Capacidade para mandar e dirigir.


Para motivar o bilioso:

Convém mostrar-lhe a hierarquia do cargo, a finalidade e o alto valor da tarefa que ele irá realizar realçando a sua posição em relação às pessoas com as quais irá trabalhar. O bilioso gosta de fatos concretos, precisos, exatos e atua com seriedade. Venha sempre com uma alternativa.

A criança de Temperamento do bilioso:

A criança Biliosa: o seu ponto forte é a cólera e seu caráter teimoso e irredutível, embora muitas vezes não os exteriorize. Quando as coisas não saem conforme os seus desejos e como estes são apoiados numa vontade forte, a sua contrariedade é tão forte quanto o desejo. Tem um arraigado sentido de justiça. É responsável. Sabe se impor com facilidade, pois dentre os temperamentos é o mais firme. Tem muita energia e até sem ninguém pedir, torna-se líder do grupo. Gosta da liderança, mas se não o seguirem estoura, pois tem os nervos à flor da pele.

Suas manifestações de raiva são guardadas por algum tempo e é por isso que é considerado um rancoroso. É muito trabalhadora e é por ai que é canalizada a saída de suas tensões. Gosta que a admirem.

Não é influenciável, é pouco imaginativa. Sabe chegar melhor ao fundo das questões. Tem a tendência a problemas hepáticos.


A mulher biliosa:

Apresenta forte espírito de liderança, é líder de grupos femininos, boa anfitriã, secretária executiva, participa de competições esportivas, presidente de associações de Pais e Mestres, administradora, pode ser insensível aos problemas dos outros, líder de movimentos pioneiros, alta funcionária de banco.



A grafia do bilioso:

Firme, rápida, ordenada, sóbria (sem enfeites), concentrada, apoiada, acerada, traços em cruz, cortante, profunda, em relevo, massiva, precisa, constante, apoiada, angulosa, ligada ou desligada retilínea ou ascendente.


Sanguíneo


Tipo físico do sanguíneo

O sangüíneo tem um perfil de linhas inclinadas, seu nariz apresenta uma ligeira concavidade na parte superior do lóbulo, na parte cartilaginosa. Abundante cabeleira, aspecto corado e saudável, ombro quadrado, nariz grande, peito amplo, pescoço forte, rosto largo. Olhos vivos e olhar direto. Precisa se cuidar, pois com a idade tem a tendência a perder o cabelo e a criar barriga.

Características da personalidade

Aquele que possui o temperamento sanguíneo como dominante, é uma pessoa marcante e que não passa desapercebida. Seu espírito é jovial, apaixonado, alegre e sociável. É ágil e rápido, tem muita vitalidade, sempre animado, gosta do contato com a natureza, tem amigos em todas as partes. Seu ritmo é rápido, entusiasta, os movimentos são amplos, dinâmicos e expansivos. Eloqüente, gosta de auditório, de freqüentar a sociedade, ávido por projeção social. Carinhoso, otimista, bondoso, muito emotivo, tem facilidade de expressão, imaginação, suporta mal a monotonia, precisa de movimento, de viagens, de esportes, de ar.

É um ator nato, exuberante, tem um espírito positivo, prático, é alegre, otimista, sensual, guloso, gosta de se arriscar em jogos. Apaixonado por tudo que se envolve. Quase sempre se sente satisfeito consigo mesmo e com a vida. Tem facilidade de expressão, gosta de mudanças, é generoso, mas não esquece de si, é vaidoso, gosta de aparecer e brilhar. Dependendo de sua criação, pode lhe faltar tato e delicadeza quando quer se promover. É apreciado pelo seu caráter otimista e caloroso. Sempre demonstra amabilidade, mesmo quando não sente nada, podendo até cometer pequenas mentiras, aumentando ou diminuindo as situações, para aparecer ou conseguir o que deseja. Tende a descarregar suas emoções em atos, palavras e manifestações grandiosas e expressivas. Apesar de ser ativo, pode ser inconstante e oscilar entre a atividade exuberante e a indolência. Adora tomar banho e gosta muito do sol.

Características profissionais

Nos assuntos profissionais é sensato, prático e inteligente com capacidade de atender vários assuntos ao mesmo tempo. Adapta-se sem dificuldade em diversas tarefas. Sua memória é mais visual do que auditiva. Sente-se melhor em tarefas que envolvam também as pernas e os braços. Sua persistência é mais motivada pela necessidade de movimento, de palavras e de ação do que uma tenacidade nos fins que almeja, pois nem sempre termina o que iniciou. Possui boa destreza manual. Sente-se estimulado sempre que possa competir com os demais em seu trabalho, nos esportes e nas questões sociais de qualquer esfera. Um de seus objetivos é alcançar o topo, brilhar dentro do grupo social ou profissional, ser o melhor.

Aptidão para profissões ou ocupações ligadas aos esportes, aos contatos com o público em geral e relações humanas. Vendas, espetáculos, palestras, publicidade. Gosta de visitar e cuidar de doentes. São bons cozinheiros, mães amorosas, gostam de cuidar dos filhos dos outros. São líderes, hospitaleiros e participativos. São pessoas que conversam bastante e sua conversa é contagiante, nunca lhes falta assunto. Sabem narrar histórias. Possuem grande capacidade de desfrutar a vida.

Para motivar o sanguíneo

Conquiste sua simpatia. Fomente o seu desejo de ser importante, a sua vaidade, seu espírito esportivo, sua sociabilidade, seu sentido de amizade. Seja amável com ele e trate-o como se fosse da família.


Exemplo de uma mulher Sanguínea indo a uma palestra:

Antes de sair de casa, põe o vestido verde, tira, põe o azul, tira, põe o branco, troca o sapato (aliás, tem pelo menos uns 30 tipos), não combina, troca de novo; cabelo para trás, para frente, para o lado; conclusão: sai exatamente com o primeiro vestido que experimentou. Sai correndo, atrasada! É claro, perdeu muito tempo se produzindo. É evidente que ela não tem a menor idéia do endereço, não sabe aonde vai, unhas secando, adora fumar, mas não leva o cigarro e jamais o isqueiro, pois sempre haverá um sarado para acender seu cigarro. Sempre tem alguma carona! Logicamente chega atrasada e é claro que vai para a primeira fileira. Vocês podem imaginar o percurso até o lugar da diretoria! Todos olham, admiram seu vestido verde, é cumprimentada por quase todos "oi, cara, "oi gata", é claro que ela conhece todo mundo, mas finge que não liga, disfarça... Finalmente chega na primeira fila e senta, não sabe de nada do que vai ser falado, nem o tema da palestra, nome do palestrante, mas reconhece quem está alegre, quem está triste, se tem gente repetindo roupa, quem é importante...

A criança de Temperamento Sanguíneo

Tem bastante mobilidade, é turbulenta, sempre está em movimento. É vaidosa e gosta de ser o centro das atenções. Descarrega suas manifestações coléricas de maneira muito agressiva. Sua impulsividade freqüentemente aparece em forma de explosões com descargas nervosas. Estas atitudes agressivas diluem-se rapidamente, pois os sangüíneos não são rancorosos. São crianças simpáticas, afetuosas e extrovertidas. Tem facilidade para fazer amigos e se adaptam com facilidade mesmo depois de suas intransigências, que são freqüentes. São independentes, necessitam de muito espaço para mover-se. Criativas e imaginativas. Gostam de aventuras, têm boa memória e aprendem com facilidade, porém não vão a fundo nos assuntos. Seus gestos gráficos são: dinâmicos, com grandes movimentos curvos e com bastante pressão.

































Os temperamentos foram formulados por Hipócrates (o pai da medicina) seis séculos AC.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Principios de uma Mente Poderosa e Sadia

Através da nossa mente podemos criar saude, prosperidade e realizações em nossas vidas. Mas também doenças, perdas e fracassos. E estas diferenças só dependem de como nós utilizamos a força da mente.

Viemos para este mundo com um "computador" de poder ilimitado, perfeitamente elaborado e que, se soubermos programa-lo positivamente, ele será nosso melhor amigo e aliado. Ex: imaginem um limão bem azedo e suculento sendo espremido em seus labios. Se voce pensou com o minimo de concentração a sua boca produziu saliva. O limão não existe, mas o cerebro não questiona, ele somente produz no corpo as substancias necessarias.

Esse exemplo demonstra o quanto nosso pensamento é poderoso!!! Da mesma forma que produzimos essa saliva podemos aumentar nossa pressão arterial e os batimentos cardiacos, jogar adrenalina no nosso sangue e prejudicar nossa saude.

Outro exemplo é quando pensamos em vingança, automaticamente nosso cerebro interpreta "guerra". Seu corpo começa a transpirar, a circulação aumenta, suas pupilas dilatam. Se isso continua por muito tempo seu corpo entra em desarmonia e voce acaba adoecendo.

O poder da mente não influencia apenas a saúde, mas também nossa realização profissional e pessoal. Nossos pensamentos geram ondas vibracionais que influenciam pessoas e situações. A imaginação, que é um tipo de pensamento mais elaborado, é a maior potencia que uma pessoa tem na vida. Saber imaginar é saber criar as oportunidades que se desejam.

Funções da Mente

Nossa mente está dividida em duas partes: consiente e subconsciente (inconsciente);

Consciente: raciocinio, analise, lógica, poder de escolha, cinco sentidos, tempo e espaço, diferença entre o certo e errado entre outras.

Subconsciente: responde por aproximadamente 90% do comportamento, memória profunda, controla as funções organicas, fenomenos paranormais entre outros.

Funcionamento e poder do nosso subconciente

Seu funcionamento, a nosso favor, é melhor quando estamos com nossos cinco sentidos em repouso.

Neste momento é que o nosso cerebro aceita nossos pensamentos. As repetições de pensamentos e ou comportamentos funcionam como programações e tudo o que o consciente assume como verdade também é programado em nivel subconsciente. Uma vez programado, nosso subconsciente, de forma misteriosa, transforma essa programação em realidade!!!!

O ser humano recbeu o dom divino, o sopro da vida, mas deve fazer boas escolhas, investir no seu desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Portanto, peça, acredite e receba!!!

"Somente você pode mudar sua vida - ninguém mais pode faze-lo"

Dicas para uma mente sadia

  1. Estimule-se fisicamente. Mova-se.

  2. Tome água.

  3. Oxigene-se.

  4. Consuma alimentos para o cerebro.

  5. Pense positivamente.

  6. Escute música.

  7. Libere seu cerebro com jogos, novas experiencias e formas de pensar.

domingo, 18 de julho de 2010

Florais: os animais também podem usar


Olá meus amigos queridos, hoje vou falar um pouquinho como podemos ajudar nossos bichinhos de estimação com os Florais, nossos companheiros inseparáveis.

As essencias florais são usadas com muito sucesso nos animais. Nesses casos, o processo de seleção deve ser modificado. A pessoa que seleciona os florais deve conhecer suficientemente o animal e seus hábitos, sendo capaz de identificar seus humores e atitudes emocionais. É importante distinguir o que é instintivo e natural do que é excessivo e fora de equilíbrio.

Animais de estimação têm sentimentos e são sensíveis. Quem tem um pet – seja ele um cão, gato, pássaro, coelho ou outro qualquer – sabe que algumas situações podem afetar o humor e também causar atitudes provenientes de sentimentos negativos vivenciados pelo bichinho.

Mas como saber o que o animal está sentindo? “É preciso analisar a situação do dono e da família que cuida do bichinho para tratá-lo. Como uma esponja, o animal absorverá todo o clima da casa ou os sentimentos do dono, como tristeza e depressão. Diante do problema, ele pode ou não desenvolver comportamentos inesperados, tanto para proteger o dono e a si mesmo quanto para chamar a atenção para si. Portanto, quando se receita essências para um animal, é muito útil selecionar essências também para seu dono, se ela estiver disposta a examinar o modo como suas próprias atitudes e sentimentos podem estar causando efeito sobre o animal.

Em caso de separação do dono ou muito apego

O dono casou-se, viajou ou mudou-se para outra localidade e precisou deixar seu animal com a família ou mesmo com um amigo. No caso de a mudança ser temporária, ou seja, o dono voltará e continuará com o animal, é ideal ministrar o floral Chicory, que trabalhará o desapego do animal ao dono (o proprietário, inclusive, pode tomar o mesmo floral nessa situação). O floral Bleeding Heart evita o apego emocional indevido ao tratador, no caso de cães e gatos lamuriosos esperando a volta do seu dono.

Quando o animal assume ou espelha as emoções do dono o floral indicado é o Pink Yarrow.

Caso o dono não possa mais cuidar do animal, passando a visitá-lo com pouca frequência

Os florais indicados são o Mustard e o Walnut. O uso dos dois florais associados permitirá que o sentimento de tristeza profunda dê lugar à alegria (Mustard), e também que o animal adapte-se à nova situação (Walnut).

Em caso de falecimento do dono

Quando o animal perde seu dono e, então, é doado a outra pessoa, ele pode morrer de tristeza caso não seja dada a devida atenção a sua condição. Para esse caso, o floral indicado é o Star of Bethlehem, que faz com que o animal receba o consolo que esse floral proporciona.

Falecimento de outro animal

O companheiro de brincadeiras faleceu e seu bichinho ficou só. Para combater a tristeza, dê a ele o floral Sweet Chestnut, que o ajudará a entender a situação.

Abandono

Animais abandonados pelas ruas, quando conseguem um novo dono, podem tomar o floral Willow, que trará energia positiva para afastar o passado negativo e pessimista. Se ele tiver de se adaptar ao convívio com outros animais, é importante que seja ministrado o floral Walnut, que proporcionará ajuda no processo de transição de animal sem teto.

Agressividade

Um animal que nunca foi agressivo e passa a atacar pessoas e outros animais pode estar com ciúmes do dono. Para ele, o floral indicado é o Holly, que trabalha o sentimento do amor contrariado e dos ciúmes. O floral Aspen é indicado quando o animal está com medo ou terror por causa desconhecida, indicado especialmente nos animais selvagens ou nervosos. O floral Cherry Plum serve no caso de animais em estado de stress e tensão intensos, como no caso de uma captura.

Agitação

Animais extremamente agitados, irriquietos, que destroem a casa toda, andam de um lado para o outro podem ser tratados com o floral Impatiens, que ajuda a desenvolver a quietude.

Aprendizagem

Para instilar padrões eficazes de aprendizagem durante o adestramento, estimulando a memória emocional do animal e sua capacidade de fixar o treinamento e não repetir erros o floral Chestnut Bud é o mais indicado.

Novo membro no grupo

Para que os animais aceitem um novo elemento no grupo – seja ele da mesma espécie ou não -, é importante ministrar o floral Holly, que desenvolverá a aceitação. O floral Cosmos encoraja a comunicação entre espécies; remédio útil em locais onde diferentes animais estão reunidos.

Mudança de situação ou ambiente

Seu animal vivia dentro de casa, mas a chegada de um bebê fez com que ele fosse colocado em outro ambiente, como uma casinha no quintal. Para que ele não sinta rejeição, dê a ele o floral será necessário tratar o ciúme de posse com floral Chicory. Para que ele aceite bem a adaptação ao novo local, Walnut.

Doença ou velhice

Para os animais que já estão velhinhos ou com alguma doença, o floral Borage vai elevar seu animo. Já os que sofreram com choques, traumas, doenças, ferimentos ou cirurgias o floral Arnica é o mais indicado. O floral Chamomile é indicado para distúrbios estomacais, tais como gases ou vômitos. O floral Love-Lies-Bleeding é indicado para o animal em profundo sofrimento que talvez não sobreviva.



Como ministrar os Florais em seus animais

Você pode pingar quatro gotas do Floral de Bach diretamente na língua do animal, quatro vezes ao dia, ou misturar na água a mesma quantidade. É importante trocar diariamente a água acrescida do floral.

É importante também frisar que os Florais foram criados para tratar sentimentos que levam a determinados comportamentos – e não doenças em si. Por isso, os Florais Bach não substituem medicamentos, apenas complementam o tratamento de maneira natural.

Utilizando os Florais de Bach nas plantas

Olá, aqui deixo algumas dicas de quais florais podemos utilizar em nossas plantas:


Rescue Remedy – sendo a essência do resgate, composta por cinco elementos (Star of Bethlehem, Rock Rose, Cherry Plum, Clematis e Impatiens – é indicada para todos os casos e plantas. Para uma pessoa que desconhece o uso dos florais este é o mais indicado, porque trata a maioria dos problemas, além de também ser indicado em situações de emergência como acidente, choque, queda, estresse, etc.

Plantas transplantadas – os indicados são o Rescue Remedy junto com a essência Walnut. Essa combinação vai tratar a hipersensibilidade que elas sofrem com as mudanças.

Exposição ao frio e à geada – a melhor indicação é banhar as plantas com a combinação de Rescue Remedy e água.

Quedas de janelas ou prateleiras – neste momento a planta fica traumatizada, por isso indica-se a essência Star of Bethlehem.

Flores cortadas – quando você opta por cortar as flores para colocar em vasos e enfeitar a casa também pode ser usada a Star of Bethlehem (algumas gotas na água), para elas superarem essa mudança tão brusca. Outras opções são a Walnut, indicada para mudanças de ambiente; a Wild Rose, para aquelas que ficam apáticas, principalmente no inverno; e o Rescue Remedy.

Plantas esquecidas – quando você esquece de cuidar das suas plantas, elas tornam-se inseguras, abandonadas e ressentidas.Neste momento é necessário transformar esses sentimentos em satisfação, positivismo e alegria pela vida, basta combinar as essências Rescue Remedy, Hornbeam e Willow. Assim você vai recuperar o equilíbrio da planta, dando sentido para ela florir novamente.

Para as plantas crescerem – combine Vine com Hornbeam e Olive. Vine ajuda a quebrar a casca da semente facilitando a germinação, Hornbeam fornece energia a mais para o crescimento e a Olive ajuda a superar a exaustação que o crescimento e a germinação podem causar. Outra dica: enquanto sua plantinha cresce, administre a essência Walnut, que facilita todas as transições que a plantinha sofre.

Livrar de pragas – a essência Crab Apple realiza uma limpeza profunda nas plantas, livrando-as de pragas e insetos.

sábado, 17 de julho de 2010

Climaterio: o equilibrio pode ser alcançado com os Florais




O climatério é o período que antecede a menopausa, última menstruação da mulher. Trata-se de uma fase em que algumas mulheres apresentam sintomas físicos e emocionais que modificam – e até atrapalham, em alguns casos – suas atividades pessoais e profissionais.


No climatério, há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo.


Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos.


Como sei que estou no climatério?


Os sintomas mais comuns do climatério são:ondas de calor (fogachos), principalmente no colo e no rosto;suor noturno;secura vaginal;diminuição da libido;variação de humor;intolerância;ansiedade e depressão.


Não é necessário, no entanto, que ocorram todos estes sintomas ao mesmo tempo para caracterizar o climatério. Na verdade, existe uma grande variação da queixa de aparecimento destes sintomas, assim como da intensidade de cada um deles.




Todas as mulheres passam pelo climatério?


Todas as mulheres passam por esta fase, assim como passaram pela adolescência.O que varia é a intensidade dos sintomas em cada uma delas.


Esses sintomas acometem aproximadamente 80% das mulheres ocidentais, enquanto que, eles ocorrem em torno de 20% das orientais. Fatores culturais e ambientais como, por exemplo, alimentação são mais importantes na explicação dessa diferença do que os fatores raciais.




Há tratamento alopático para o período, que varia conforme os sintomas apresentados, sempre prescrito por um médico especializado. Porém, é possível complementar o tratamento tradicional com o uso de Florais de Bach originais.


- O climatério é o momento em que a palavra de ordem é alteração. E se trata se uma alteração em toda a vida, que exige muita adaptação. Por isso, a essência floral indicada é Walnut, que prepara cada ser para momentos de transição e adaptação. Em qualquer preparo com os Florais de Bach originais para climatério, o Walnut precisa fazer parte.


- Quando a sensação é o nervosismo que leva a mulher a temer os eventos do dia a dia, Mimulus é o floral indicado. Ele afastará o medo das atividades cotidianas.


- Se a agitação é o que faz a mulher no climatério perder o controle, o floral Impatiens restaura a calma e a paz. Ele também ajuda no sono agitado, perturbado pelas ondas de calor e irritação.


- O floral Larch, por sua vez, ajuda mulheres que se sentem constrangidas, que não têm confiança em si mesmas e que sentem que todos os olhares estão sobre si.


- O período também pode fazer com que a mulher sinta-se feia, inadequada, obsessiva e negativa com relação à própria aparência. Para elas, o floral Crab Apple é o indicado.


- Uma queixa bastante comum é a letargia e a fadiga. Mulheres cheias de vida que se sentem esmagadas por tais sintomas precisam da essência floral Hornbean, que dá energia vital extra.






quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sucos Desintoxicantes

Voce não precisa iniciar mudanças radicais na sua alimentação para manter ou criar a saúde no seu corpo.

 O primeiro passo para ativar o fluxo diario de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do organismo é fazer uso de sucos desintoxicantes no seu cardapio matinal, lembrando que devem ser necessariamente frescos, ou seja, ingeridos imediatamente após seu preparo, para que não oxide e perca seus efeitos terapeuticos e nutricionais. Outro detalhe: não se coloca açucar ou adoçante nos sucos pois devemos compreender que não se coloca veneno no remedio.

Os sucos são um coquetel de vitalidade e nutrição básica da vida, que previnem doenças, despertam órgãos e sistemas, facilitam todas as trocas e ajudam na mobilização de todas as toxinas e venenos presentes no organismo.

ALERTA:  nada de trocar as refeições necessarias pelo suco. Os sucos desintoxicantes são uma ferramenta de sustentação de novos habitos alimentares, ao despertar da consciencia.

Beneficios dos sucos desintoxicantes:
  • Melhora o sistema cardiovascular, inclusive na hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue;
  • Aumenta a disposição e hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos;
  • Ajuda da qualidade do sono, da memória e da lucidez;
  • Ativa o sistema imunologico, aumentando a resistencia contra gripes e resfriados;
  • Aumenta o volume e o transito intestinal, prevenindo problemas e constipação;
  • Ajuda na tonificação dos pulmões, rins e fígado
Evite os sucos industrializados, pois eles passam por um processo de industrialização (pasteurização) para evitar sua deterioração, alem dos famosos aditivos e conservantes quimicos.

Deixo aqui algumas receitas bem bacanas

  • Imunidade: 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + suco de 1 limão e raspas da casca.
  • Calmante: 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 suco de limão e raspas da casca.
  • Desintoxicante: 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba média crua + 1/2 xicara de chá de talos e folhas de hortelã  + suco de 1 limão e raspas da casca.
  • Digestivo: 1 xicara de chá de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xicara de talos de erva doce + suco de 1 limão e raspas da casca.
  • Energético: 3 kiwis + 1 laranja pera descascada deixando a parte branca.
  • Mousse laxante: 1 fatia de mamão formosa (o papaia é mais calorico e contem mais agrotoxico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço ou 2 colheres de uva passa sem caroço + 1 colher de sopa de vinagre de maçã + 1 colher de sopa de de farelo de trigo. Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.
  • Engana fome: 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.
  • Especial energético: é o suco do renascimento. Previne gripes, resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater nauseas e deixa a pele suave: 4 cenouras + 1 maçã + suco de 1 limão com casca + suco de 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo na centrifuga e tomar imediatamente.
IMPORTANTE

Prepare os sucos com frutas e hortaliças frescas e muito bem lavadas. Tome o suco imediatamente após seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou congele. Após 5-10 minutos de preparo eles não terão mais as mesmas propriedades terapeuticas e nutricionais.
Voce podera prepara-los no liquidificador ou na centrifuga. Para constipados recomendo no liquidificador sem coar. Para doenças agudas ou cronicas, onde a recuperação precisa ser urgente, recomendo na centrifuga.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Olho gordo



Não são todos os que acreditam, mas por via das dúvidas.....


Não é bom facilitar......






Desde a antiguidade, os olhos são visos como sendo a expressão da alma e considerado um órgão sagrado.


O olho humano tem um potencial oculto e emite energias que podem intensificar as palavras ditas. Um olhar penetrante e bem dirigido, pode reforçar muito uma mensagem ou um ensinamento. E, muitas vezes, sozinhos já conseguem passar toda a informação necessária.

Vemos, portanto, que grande parte da energia gerada por nossos processos internos - como nossos pensamentos e sentimentos - são emitidos pelos olhos para o mundo exterior. Além de ser o espelho da alma, o olho é também um grande emissor de magnetismo e energia.


Existem relatos de homens santos que, apenas com seu olhar, curavam os doentes. Isso nada mais é do que uma energia de cura muito poderosa que é canalizada através dos olhos.


Mas, infelizmente, nem só de santos vive a Terra. Muitos seres interiormente desequilibrados emitem, através do seu olhar, toda a energia desgovernada que habita em seu interior e saem por aí matando plantas, murchando bolos, causando quebranto em crianças pequenas, quebrando objetos, enguiçando máquinas, e provocando até doenças e muito mal estar em suas vítimas.


Muitos consideram o fenômeno do Olho Gordo como pura superstição, mas o tema já era tratado por Lao-Tse, criador do Taoísmo, que viveu há mais de 350 anos antes de Cristo e por Confúcio que viveu 600 anos antes de Cristo, ambos na China.


O Olho Gordo nada mais é do que a canalização, através dos olhos, de uma energia interna gerada pelo desejo de possuir o que é dos outros e pela inveja, que não deixa de ser um roubo de energia.


Os possuidores de Olho Gordo são pessoas em pemanente estado de descontentamento e que têm complexo de inferioridade (mesmo que camuflado), uma vez que não se julgam capazes de conseguir por si mesmos o objeto de sua cobiça. Seguem a vida lamentando-se de sua má sorte, mas nada fazem pra construir uma vida mais feliz. Poderíamos considerá-los vampiros de energia e estão ligados aos baixos desejos, à mesquinhez, ao egocentrismo e a uma série de assuntos internos mal resolvidos. Gostam de estar sempre por perto e sabedores dos acontecimentos, são solícitos e companheiros, utilizando-se do recurso da aproximação.




Seis dicas para lidar com o Olho Gordo


Uma coisa é certa: a nossa felicidade certamente incomoda muita gente e durante toda a vida nos veremos obrigados a lidar com isso, portanto não adiante fugir e nem fingir que não é com você. Aprender a nos portar diante do fato é o melhor que temos a fazer. Veja a seguir algumas dicas que podem nos ajudar muito:


1. Muitas pessoas costumam usar amuletos para evitar as energias negativas.. Embora muitos não acreditem em sua eficiência, na verdade esses objetos são receptores de energias desarmoniosas, abosorvendo-as e neutralizando-as. Mas são de pouca valia caso a pessoa que a porta esteja vibrando no mal ou com baixa auto estima.


2. Deixar a ingenuidade de lado também é muito útil nessas horas. Com um pouco de conhecimento, prática e atenção é possível começar a pressentir as intenções dos outros para não sermos pegos de surpresa. Isso não significa ser malicioso e apenas ver o mal em tudo e todos, mas com um pouco de sensibilidade aprenderemos a nos posicionar de forma correta em cada situação, nos abrindo para quem merece nossa confiança e nos colocando em posição de defesa com relação àqueles que não nos inspiram bons agouros. O segredo é não nos deixar levar pelas aparências e somente pela razão, a intuição também conta muito nesses casos, além de uma observação muito apurada. A partir daí, vamos selecionar nossos amigos, saber a quem confiar nossos segredos e principalmente determinar quem deve ou não frequentar nossa casa. Costumo trabalhar muito esse aspecto nos meus cursos de Bioenergias.


3. Outra boa dica é o uso de visualização criativa e do mentalismo. Imagine-se involto em luz dourada, que o torna invulnerável às investidas do invejoso. Aproveite também para mandar um pouco de luz para ele, afinal a generosidade é uma energia que nos protege. Faça o mesmo com sua casa, animais e objetos de valor. O azul é outra cor muito boa para a proteção: a cor do arcanjo Miguel.


4. Mas, em se tratando de Olho Gordo, o mais importante é a postura da pessoa diante do fato. Seres de vontade fraca, indecisas, medrosas, supersticiosas, que não se julgam merecedoras de felicidade são alvos fáceis para o invejoso. O fortalecimento interior é a melhor arma contra as investidas externas.


5. Outro aspecto importante é a naturalidade. Nada de esconder o carro novo, a promoção merecida e muito menos os seus dons pessoais, nunca use de falsa modéstica, assuma com firmeza e merecimento as suas riquezas. Por outro lado, também não caia no outro extremo, saindo por aí exibindo-se e atiçando a inveja dos outros. Repito: a naturalidade aliada à segurança do senso de merecimento nos protegem da inveja alheia.


6. Nunca olhe para o invejoso com medo ou se sentindo inferior a ele em termos de poder. Lembre-se que quem tem inveja é porque não é feliz e não tem a capacidade de conquistar o que deseja. A sua firmeza é que vai te proteger e o medo só dará forças ao invejoso. Use e abuse do senso de humor. A alegria aliada à presença de espírito (sem agressividade) cortam o padrão vibratório do invejoso, deixando-o sem ação. E não se esqueça: 'Nunca tenha vergonha ou culpa por ser feliz'




























































































quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reflexologia Podal

O que é Reflexologia?

A Reflexologia é um tratamento centenario da Medicina Complementar onde o objetivo é tratar a pessoa como um todo - corpo, mente e espirito, a fim de induzir um estado de relaxamento, equilibrio e harmonia, estimulando a capacidade natural do organismo de curar a si próprio.
Quando a depressão, medo e a ansiedade, ou seja, a dor emocional constituem a porção maior de nossas emoções, o sistema imunologico é agredido, que enfraquece abrindo as portas para a doença.
O corpo humano é um campo de energia onde o tempo todo envia e recebe mensagens durante cada experiencia de vida que nos sobrevem. Portanto, o que pensamos e aquilo em que acreditamos afetam poderosamente nosso bem estar.





terça-feira, 6 de julho de 2010

Florais de Saint Germain

Os florais de Saint Germain trabalham os corpos físico, etéreo, mental e emocional, proporcionando com a ajuda das essencias, o alinhamento dos quatro corpos para o fortalecimento do Eu Superior, a consciencia e assim a evolução da alma.
São inumeros os beneficios fornecidos por cada floral, tornando-se impossivel de se apresentar todas as propostas, por isso a necessidade de cursos, muito estudo e muita dedicação do terapeuta.

sábado, 3 de julho de 2010

Terapia com Florais




O que são as Essencias Florais?
As essencias florais são extratos liquidos sutis, usados para tratar profundas questões do bem estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo e da mente.
As essencias florais são preparadas a partir de uma infusão solar de flores em um recipiente com água, que é posteriormente diluida, potencializada e conservada em conhaque.
Os florais não agem devido a composição quimica do liquido e sim por causa das energias vitais provenientes da planta e contida na matriz a base de água. As essencias florais tem uma natureza vibracional. Elas atuam através de vários campos de energia humanos, aos quais por sua vez, influenciam o bem estar mental, emocional e físico.
O Que é Terapia Floral?
A terapia floral envolve a aplicação das essencias florais no contexto de um programa global de estimulação da saude, seja na prática profissional como nos cuidados com o lar. É uma maneira de sustentar e nutrir a saude com as forças benéficas da natureza.
Em situações agudas ela pode acelerar o processo de estabilização e diminuir de modo considerável o uso dos medicamentos alopáticos quando prescritos pelo médico acompanhante.

Nos casos crônicos, ela pede cooperação e trabalho, pois os problemas emocionais que se cristalizaram ao longo de anos, precisam de um certo tempo para serem removidos. O atraso no desenvolvimento da personalidade não pode ser recuperado com um simples “apertar de botão”.
Grosso modo, para os estados agudos, é suficiente a ingestão dos florais durante 4-8 semanas. O tratamento de um estado crônico pode levar alguns meses. Por isso é importante o seu retorno ao terapeuta para verificação e alteração da fórmula caso necessário, acompanhando a sua evolução.



A Natureza da Saude
Saude é a capacidade de participar plenamente dos ritmos da vida, o desenvolvimento pleno do corpo e da mente em tudo que fazemos - no trabalho, na vida familiar e social, na expressão criativa e na contemplação interior. Sermos saudaveis é sermos completamente nós mesmos, e portanto devemos desenvolver nossa compreensão e autoconhecimento.
A Contribuição do Dr. Edward Bach
O Dr. Bach - um médico bacteriologista - foi o criador da terapia floral e pioneiro na compreensão do relacionamento das emoções com a saude do corpo e da psique. Ele percebeu que, para a saude ser gerada, os nossos aspectos emocionais e espirituais precisam ser tratados. A má saude ocorre quando nos falta uma percepção consciente de nossa identidade com a alma espirito, e quando nos alienamos dos outros, perdemos a conexão com nosso proposito de vida.
Como Bach explicou, a doença é uma mensagem para mudarmos, uma oportunidade para tornarmos consciente das nossas imperfeições e para aprendermos as lições da vida.
A Terapia Floral nos Cuidados com a Saude
Antes de mais nada, as essencias florais, por causa de sua natureza vibracional, não causam impacto direto na bioquimica do corpo, tal como drogas farmaceuticas e psicoativas.
As essencias florais deixam sua "alma" em liberdade encorajando a mudança ao invés de força-la. Seu efeito é evocativo, tal como uma conversa com um amigo. As essencias estimulam um dialogo interior com os aspectos ocultos do nosso EU, despertando mudanças emocionais e mentais que poderão também produzir alterações fisiológicas.
Ao contrario das drogas analgesicas e supressoras dos sintomas, que podem causar dependencia a longo prazo, os florais estimulam mudanças duradouras na consciencia, que continuarão a fazer parte de nossas vidas mesmo depois de pararmos de tomar as essencias.